sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Cronograma Capilar

Muita gente não sabe mas cuidar dos cabelos não se resume só em fazer uma hidratação dia sim dia não ou em encher o cabelo de óleo reparador de pontas esperando um milagre nas pontas duplas. Cuidar do cabelo é uma coisa chata e trabalhosa mas que traz bons resultados.
Antes de explicar o que é o cronograma capilar e como ele funciona, primeiro vou explicar como funciona o nosso cabelo e o que ele precisa.

Entendendo a estrutura do cabelo 

O cabelo é queratina, ou seja, o cabelo é proteína que nasce na pele dos mamíferos e possui quase a mesma estrutura de todos os pelos do nosso corpo. O cabelo pode ser dividido em: cutícula, córtex e medula.

  • Cutícula: parte externa do cabelo que pode se dividir em até 12 partes e protege as outras duas partes do cabelo (córtex e medula). Ela é transparente e por isso podemos ver a cor do cabelo. As cutículas são as que sofrem maiores agressões desde as causadas pelo vento como as causadas pela química. A função do shampoo com sulfato é abrir as cutículas de modo que qualquer resíduo e até mesmo "não-resíduos" sejam removidos do cabelo. A água oxigenada também abre a cutícula para que a tinta possa entrar no fio. 
  • Córtex: é o coração do cabelo, responsável pela cor, elasticidade e resistência dos fios. O córtex do cabelo possui 3 ligações químicas responsáveis pela estrutura dos fios, são elas: ligação salina (quando molhamos o fio essa ligação é  responsável pelo aumento do comprimento); ligação de hidrogênio e ligação de enxofre.
  • Medula: sua função ainda não é muito clara, mas estudos apontam que ela seja responsável pela direção que o fio irá tomar durante seu crescimento.

Como cuidar da raiz do cabelo?


Bom, o primeiro passo para cuidar do cabelo é cuidar do couro cabelo. E por quê? Porque é no couro cabelo que se encontra a raiz. Como nas plantas, é a raiz que vai levar todos os nutrientes para o cumprimento dos fios, e para cuidar dessa raiz você pode optar por shampoos sem sulfatos e caso ache necessário, misture de meia a uma tampa de bepantol liquído no shampoo (evita o ressecamento dos fios).
Existem também máscaras próprias para o couro cabelo, uma das mais famosas é a de argila verde pois ela realmente limpa o couro cabelo mas cuidado! A argila verde acaba ressecando um pouco os fios por isso recomenda-se que após o seu uso uma power hidratação seja feita. A boticário possui uma linha argiloterapia onde vocês encontram produtos para o cabelo, como shampoos e máscaras.
No fim do post vou deixar umas receitas de algumas máscaras fáceis de se fazer tanto para o couro cabelo como para o cabelo em si, mas vamos ao que interessa. Esclarecido os cuidados com a raiz, vamos falar dos cuidados que se deve ter com o cabelo em si.

Cronograma capilar: o que é, pra que serve e como fazer

Você deve estar se perguntando porque diabos eu falei sobre a estrutura do fio. Bom, entender o que é de fato o cabelo pode te ajudar a entender o que o seu cabelo precisa e em quais quantidades ele precisa.
Como já foi dito, o cabelo é proteína então a primeira coisa que precisamos ter em mente é que qualquer química feita no cabelo altera a quantidade de queratina do fio, por isso precisamos repor essa queratina. Essa reposição de proteína (você não precisa usar queratina, pode ser outra proteína, mas precisa ser proteína entendido?) é uma das etapas do cronograma capilar e é chamada de reconstrução. Existem inúmeros produtos que vocês podem comprar para esta etapa, no entanto eu sou a favor de comprar um creme branco e o necessário para cada etapa.
Depois de repor a proteína do fio, você precisa nutrir o cabelo. A nutrição é feita com óleos como azeite, óleo de amêndoas, óleo de argan e óleo de coco por exemplo. Por fim, a ultima etapa do cronograma capilar é a hidratação. A função desta etapa é repor a água do fio visando diminuir a porosidade do fio causada por agressões externa. Você pode hidratar o seu cabelo com mel, bepantol, mamão, abacate, banana, iogurte, manteiga de karite e extrato de bambu por exemplo.
A ideia do cronograma capilar é observar as necessidades do cabelo e montar um esquema semanal com as etapas, normalmente a etapa que menos se repete é a hidratação. Importante lembrar que deve-se intercalar as etapas, nada de ficar uma semana fazendo só nutrição no cabelo hein! Bom, é preciso fazer uma pausa de um a dois dias entre cada etapa para que o cabelo possa absorver todos os nutrientes, se você lava o cabelo em dias alternados isso se torna mais fácil.
Se você pinta o cabelo com uma certa frequência, faz progressiva ou qualquer tipo de quimica no cabelo, seu cronograma deverá ter mais etapas de reconstrução por exemplo. Se o seu cabelo está com uma porosidade alta devido ao excesso de quimica por exemplo, você deverá fazer mais hidratação do que reconstrução. A nutrição entra no meio das duas etapas.

Esse é um modelo pronto do cronograma capilar, eu particularmente não acredito que a hidratação deva ser o mais importante, uma vez que a função dela é repor a água do fio e essa reposição varia de pessoa pra pessoa. 


Alguns produtos baratinhos para cada etapa, mas eu ainda sou a favor do creme branco haha. Bom vou deixar aqui uma receita pra cada etapa. 

Máscara para hidratação
  • 1 colher de sobremesa de mel (se o seu cabelo for muito grande pode colocar duas)
  • 1/2 tampa de bepantol liquido
  • um creme da sua preferencia 
Misture tudo e aplique nos cabelos já lavados com shampoo e deixe agir por 30 minutos. Enxague e passe o condicionador normalmente.

Máscara para nutrição

  • 1 colher de sopa de azeite
  • creme de sua preferencia 
Mesma coisa que a outra máscara, misture o azeite com o creme e aplique nos cabelos lavados, deixe agir por 30 minutos e enxague normalmente. Se quiser pode adicionar mel para já hidratar os fios. 

Máscara para reconstrução


  • 2 colheres de café de queratina
  • qualquer creme que você esteja usando
Aqui vale a avisar que a queratina pode ressecar um pouco o cabelo, caso isso ocorra procure outras proteínas para usar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário